sábado, 26 de maio de 2012

Perguntas e dúvidas



1)Alguém telefona para imobiliárias para saber o valor da casa onde mora todos os dias?

2) Se você tivesse um imóvel alugado e recebesse os alugueres mensalmente, ficaria perguntando ao corretor todos os dias qual o valor de mercado do imóvel?

3) Se fossem donos da padaria da esquina, ficariam diariamente "cotando" por quanto a padaria poderia ser vendida? Ou se preocupariam com os lucros retirados do negócio?

Então por que fazem isso com as ações? Por que alguns investidores que dizem comprar ações para o longo prazo se desesperam com o sobe e desce do mercado?


8 comentários:

  1. Uma boa resposta para estas questões pode ser encontrada no e-book Alocação de Ativos, do Henrique Carvalho. Bem legal a didática dele, principalmente com relação à forma que devemos acompanhar o mercado de ações sem perder o foco principal dos investimentos que fazemos: a nossa qualidade de vida. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola MI
    Acho que estas misturando alhos com bugalhos.
    Investimentos em imoveis e acoes sao mundos completamente diferentes e exigem, portanto, diferentes niveis de atencao.
    Concordo que ficar somente olhando o HB nao vai levar a pessoa a lugar algum, mas a RV exige atencao, leitura e disciplina.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo um pouco. Isso é o que normalmente o pessoal da análise técnica prega. Mas o conjunto alocação, rebalanceamento e compras e vendas periódicas não exige tanta coisa assim... Tudo bem que não é igual poupança, mas também está longe de ser um bicho de sete cabeças.

      Quer ver uma coisa que acontece muito? O cara olha um título do tesouro direto, compra um que 5% + IPCA. De repente a taxa dele dispara e ele olha que o título tá pagando 6%+ IPCA. Ele olha o extrato e vê que tá no negativo pela marcação a mercado e se desespera, mesmo sabendo que vai receber o combinado na época de vencimento. Caramba, é renda fixa, pra que ficar olhando todo dia a marcação a mercado? Se tava bom no dia da compra, porque hoje tá ruim?

      Eu acho que o pessoal desespera muito sem necessidade. Dá pra tentar juntar um dinheirinho sem esse stress todo. Caso contrário, quando tiver um bom montante, a pessoa vai estar tão velha e acabada por conta de preocupações excessivas que o dinheiro vai ser usado só pra pagar remédio...

      Aposentando em 2038.
      www.aposentandoem2038.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Concordo com o Dividendos.

    São dois tipos de mercados totalmente diferentes.

    Você pode se dar bem na renda variável acompanhando as ações dia a dia ou acompanhando uma vez por ano. Tanto faz, existem boas estratégias para ambos os casos. O que está errado é dizer que a estratégia X funciona e a estratégia Y não.

    Abcs, bons negócios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem várias estrategias possiveis no Mercado de ações, mas se compra pra LP e toma as decisões com base nos fundamentos da empresa então deveria seguir a logica do post. Parabens Fernanda, texto curto e direto.

      Excluir
  4. Veja bem,

    A grande vantagem da aplicação em mercado financeiro, seja de renda fixa ou variável á e possibilidade de rebalanceamento. Se vc ignora completamente as oscilações do mercado, não se beneficia desta estratégia...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, tanta cueca nesse universo investidor e até agora a coisa mais inteligente quie li em finanças veio da mulher investidora.

    Nenhum investidor no mundo deveria estar autorizado a abrir conta em corretora antes de ler este post.

    Novamente, Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. O que você coloca é totalmente pertinente... há ao menos duas formas de investir no mercado de ações... visando o curto prazo, normalmente utiliza-se da análise técnica... visando o longo prazo, utiliza-se a análise fundamentalista... então, os que dizem investir visando o longo prazo, certamente não deveriam se preocupar com as oscilações de curto prazo, já que sua escolha está bem fundamentada... aqueles que se desesperam ou fizeram análises ruins, ou não estão preparados para investir visando o longo prazo... talvez seria mais indicado para estas pessoas operar no curto prazo através da análise técnica...

    ResponderExcluir