sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ciclos do mercado

Boa tarde, amigos.

O mês de maio serviu para mostrar a todos que a renda variável varia para cima e para baixo, e quem não está preparado para entender isso deve repensar seriamente a estratégia.

Quanto a mim, não fiz nenhuma operação no mês que passou, pois o mercado estava em claríssima tendência de baixa. Preferi esperar um pouco até os preços se estabilizarem. Não há nada mais empolgante do que aquele baixo volume de negociações acompanhado de reportagens apocalípticas nos jornais e revistas, que seguem uma forte queda.

O gráfico abaixo mostra o comportamento emocional do mercado. E aí, em qual fase vocês acham que estamos?




Este outro gráfico mostra a correlação entre o mercado de capitais, as taxas de juros e a economia real:



Na opinião de vocês, estamos próximos a qual intersecção?

A seguir a atualização mensal.

4 comentários:

  1. Ao meu ver estamos próximos a intersecção da linha vermelha com a verde. Ações em queda e inflação subindo devido à baixa constante nos juros.

    No mais, excelente momento para discutirmos o assunto. Em momentos de indefinição como este, quanto mais informação... melhor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estamos mais próximos da intersecção central entre as linhas verde e azul ou, no primeiro gráfico, em um momento de medo. Acho que o momento mais depressivo pelo qual passei nesse 1 ano e pouco de bolsa foi no "pânico" em agosto do ano passado, época em que fazia trades com ECOD3 e MNDL4. Cotação? Uma vez por mês analiso isso detalhadamente para postar no blog e fechar meus balanços, até por que acho legal ver como meu dinheiro se comporta. Nos outros dias até acompanho, mas evito ao máximo empolgar-me com o assunto.

      Abraço$

      Excluir
    2. Eu acho que já passamos da intersecção da linha vermelha com a verde. A partir deste ponto, a economia real já começa a dar sinais de desaquecimento ou estagnação. As medidas recentes do governo parecem mostrar isso (redução do IPI, queda das taxas de juros instrumentalizada por BB e Caixa, preços de imóveis caindo...).
      No primeiro gráfico, estamos entre negação e desespero, acho que um pouco depois do medo.
      Algumas ações de blue chips (justamente as que eu tenho) estão bem próximas do valor patrimonial por ação, o que denota certo pessimismo do mercado. Acredito que as cotações (nao só delas, mas também as de outras blue chips) vão cair ainda mais. No fim de junho pretendo comprar mais delas pra baixar o preço médio, e botar mais dinheiro em renda fixa. Depois disso, meu plano é fazer novos aportes em RV somente em outubro e novembro, e depois sell in may and go away. Esses aportes serão em empresas com gestão sólida que venho estudando desde o começo do ano.

      Excluir
  2. acho q no primmeiro estamos saindo da negação e entrando no medo o segundo eu nunca tinha visto, não sei dizer onde estamos, só sei q muitos estão perdidos :P
    vi q me add no blogroll, valeu :)

    ResponderExcluir