quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quem tem medo de queda na bolsa?


Para quem se assusta com a volatilidade das ações, aí vai um breve histórico que, na minha opinião, mostra que os momentos de incerteza, como o que estamos passando agora, são os melhores para se comprar boas empresas.


1971 - euforia, as ações vão subir pra sempre, capa da veja mostrando pessoas que pegaram dinheiro emprestado pra comprar ações etc (ações estavam caras e não era hora de comprar). Caiu forte logo em seguida.

1973 - após uma queda de quase 70%, as revistas diziam que a sala de pregão da bovespa estava praticamente às moscas, que pessoas tinham perdido fortunas, e os investidores tinham fugido (hora de comprar). Ficou andando de lado até 1983, depois subiu 1300% até 1985.

1985 - expectativa pelo plano Cruzado, a veja novamente faz uma capa mostrando a euforia dos investidores, a rentabilidade de mais de 100% acima da inflação no ano, e bla bla bla (topo histórico, não era hora de comprar). Caiu forte logo em seguida até fazer fundo em 1990, por causa do plano Collor.

1994 - Expectativa pelo plano real, controle da inflação, valorização do dólar, economia voltando a crescer em 1993 etc. Euforia de novo, ações caras, Ibovespa nos 5 mil pontos, topo histórico até então. Tinha subido 1200% desde 1990. Caiu forte logo em seguida.

1995 - Caiu 50% até março de 1995. Medo da crise do méxico, medo da volta da inflação, incertezas, investidores fugindo e o governo sofrendo ataques especulativos. (Ações baratas, hora de comprar). Resultado, subiu 700% de 1995 a 1997.

1997 - Euforia, bolsa subindo 60% no ano de janeiro até junho, revista veja falando maravilhas sobre investimento em ações, bovespa no topo histórico (13 mil pontos), todo mundo querendo comprar. (não era hora de comprar). Resultado: caiu forte no final de 1997 e em 1998, de 13 mil pra 6 mil.

1999 - Medo, crise da ásia, crise da rússia, desvalorização do real, todos com medo, a hiperinflação ia voltar, a selic foi pra 45% ao ano (morram os amantes da renda fixa kkk) e as perspectivas eram as piores. Ações baratas, hora de comprar. Subiu 200% de janeiro de 1999 a março de 2000.

2000 - Tudo ótimo, o pior já passou, não teve o bug do milênio, as empresas ponto.com seriam o futuro do comércio mundial, bla bla bla. Ações MUITO caras, não era hora de comprar. Em março de 2000 fez topo e logo em seguida caiu forte, de 18 mil para 8 mil em outubro de 2002.

2002 - A bolda das pontocom tinha estourado, pessoas decepcionadas, o Brasil ia dar calote, dólar nos 4 reais, o Lula ia transformar o Brasil numa Cuba, Moodys, Fitch e Merryl rebaixando a nota brasileira, Bovespa com volume de 200 milhões de reais por dia, analistas dizendo até que a bovespa iria fechar, pois ninguém mais teria interesse em comprar ações, etc. Ações muito baratas, hora de comprar. Resultado: subiu de 8 mil pra 74 mil (700%) em 5 anos e meio, num longo ciclo de alta.

2008 - Euforia, O Brasil é a bola da vez, temos o investment grade, a China vai crescer 15% ao ano pra sempre, o Brasil será a nova potência mundial, o ibovespa subiu 700%, todo mundo correndo pra comprar ações. Isso sinaliza que é hora de vender. Resultado: caiu mais de 60% em 5 meses.

Resultado: quando todos querem comprar, significa que é melhor ficar quieto. Quando todos recomendam cautela, analistas recomendam ficar na renda fixa à espera de uma definição para o cenário econômico, quando dizem que ahá muitas incertezas sobre a economia e a bolsa, é hora de comprar forte.

Só sabemos quando é o fundo do poço depois que ele já passou. Mesmo quem "errou" e comprou o índice em um momento em que as ações estavam caríssimas, como em março de 2000 (nessa época estavam tão caras quanto em maio de 2008) teve uma rentabilidade de 200% de lá pra cá. Ou seja, prejuízo não teve.

E mesmo em momentos terríveis para a nossa economia, como a época da hiperinflação e das moratórias, a bolsa apresentou um bom retorno no longo prazo.

É isso.


20 comentários:

  1. Esse texto vai fazer história na blogosfera dos investidores, em? kkkk

    Um abração Fernanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk

      Acho que os seus trades e sua preocupação com o TD fazem mais sucesso, Eike,.

      Bjo

      Excluir
  2. Quem tem medo de queda na bolsa?

    Eu tenho medo que ela não caia, Ibovespa em 47.000 já!!!

    ResponderExcluir
  3. Post fantástico, gosto de olhar a história dos mercados acionários e aprender com isso. Por isso achei o post tão bom.

    Sempre achei a imprensa de modo geral, a imprensa especializada em finanças é pior , terrorista, marqueteira e sensacionalista, muitas pessoas têm pânico da bolsa por conta de notícias falsas. Onde você conseguiu esses dados da revista Veja???

    Por mim quero que a Bovespa caia 90%. Estou me programando para ficar com a maior parte dos recursos na RF. Quando houver um p/l bem baixo, somado a um yeld bem alto, vou comprar tudo.

    ResponderExcluir
  4. alien

    É só você pesquisar no arquivo digital da Veja, lá tem todas as edições, desde a primeira. Basta olhar atentamente as capas nesses anos especificamente e você vai encontrar as reportagens.

    ResponderExcluir
  5. Gostei qdo escreveu o texto lá no blog do Eike, e acho legal divulga-lo aqui tb, é meio obvio para quem está dentro do mercado que não devemos comprar nas grandes altas, mas para quem está iniciando ou ainda não começou, é sempre bom relambrar :) Só faltou a queda do WTC

    Tirando a dec de 70, todas as outras acompanhei de perto e a historia sempre se repete, a euforia da alta, o povão perdendo dinheiro no desespero, investidores astutos se aproveitando das baixas, os apegados ao dinheiro se matando qdo perdem...

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ostra.

      Não mencionei a queda do WTC pois isso aconteceu já dentro de uma tendência de baixa maior, entre 2000 e 2002. Tanto que o fundo de 2002 foi nos 8 mil e pouco, abaixo dos 10 mil e pouco pós-atentados.

      Bjos.

      Excluir
  6. Excelente post, parabéns! Muito bem escrito e mostra a realidadde que muitos ainda não conseguem ver. Vou divulga-lo agora no meu Twitter. @invest_em_acao

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que é pior? Dificilmente aparece um Analista de Investimento sugerindo aproveitar as quedas para comprar mais. A maioria vive repetindo que é pra ter calma, e aguardar... Aguardar o que? Os preços subirem?

    Ainda vou tirar o CNPI só pra entender como esses caras pensam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho duas hipóteses pra isso, uma boazinha e outra mais realista:

      A boazinha é que esses caras não conseguem, e muitas vezes nem podem, enxergar um horizonte além de poucos meses. Eles gerem o dinheiro dos investidores médios, e esses investidores não aguentam nem 2% de queda que já querem sacar o dinheiro dos fundos. Então, acho que os analistas evitam correr esse risco.

      Já a mais realista é que enquanto eles recomendam para as pessoas ficarem de fora, eles estão comprando pesado. E depois, quando recomendam para as pessoas comparem, é porque já estão vendendo aquilo que compraram no fundo.

      Excluir
  9. Excelente compilação. Se intercalar as fases com as imagens da capa da veja é matar a cobra e mostrar o pau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não fosse uma analfabeta digital, teria feito isso, rs.

      Obrigada

      Excluir
    2. Fernanda eu compilei as capas otimistas e pessimistas da Veja de 70 a 95.
      Otimista
      http://img853.imageshack.us/img853/3268/22071970.png
      Otimista
      http://img513.imageshack.us/img513/2996/26051971.png
      Pessimista
      http://img14.imageshack.us/img14/8962/24051972.png
      Otimista
      http://img502.imageshack.us/img502/9938/09011985.png
      Otimista
      http://img220.imageshack.us/img220/4567/09041986.png
      Pessimista
      http://img607.imageshack.us/img607/7784/01101986.png
      Pessimista
      http://img521.imageshack.us/img521/2189/28101987.png
      Pessimista
      http://img441.imageshack.us/img441/4271/29031995.png

      Os últimos 8 números são o dia, mes e ano da edição.
      Fique a vontade para usar se quiser.

      Excluir
  10. Muito legal o post, por isso continuo fa do B&H: voce não compra nada nesses picos, mas compra muito nos periodos de baixa! Abraco

    ResponderExcluir
  11. Ótima informação,, parabéns pelo post!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  12. Interessante o post... é aquela velha história, dificílima de seguir... comprar na baixa e vender na alta... psicologicamente, comprar qdo o mercado está depressivo é difícil e vender qdo o mercado está eufórico é tão difícil qto...

    que ser esquisito é o sr. mercado hein? mas sem dúvida... a hora certa de montar uma bela carteira para o longo prazo é nestes momentos que estamos vivendo atualmente...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Fernanda,

    adorei o post! Sensacional, eu estava pra fazer um do gênero. Na verdade ainda farei, mas esse tá muito bom.

    No entanto, minha conclusão sobre o seu texto foi outra: vou assinar a Veja, e assim que eles recomendarem compra, vou vender a descoberto. E quando falarem mal da bolsa, vou entrar no Termo!!! kkkkkkkkk

    bjs!

    ResponderExcluir